quarta-feira, 15 de outubro de 2008

UM PEQUENO RESUMO DOS PRIMEIROS COLONIZADORES

Por ser de grande importância ao estudo da colonização da Granja, elaborei um pequeno resumo dos primeiros colonizadores brancos do nosso município, vejamos abaixo:

VICENTE RIBEIRO – Não tenho informação da procedência desse colonizador. Portanto, há fortes indícios que ele era um homem branco. Sua mulher era uma índia Tabajara filha do chefe D. Jacob de Sousa. Recebeu deste chefe nativo como dote a sesmaria dentro do qual se formou a aldeia, núcleo inicial da atual cidade de Granja. Seu filho, citado aqui na história, junto com a sua esposa doaram suas terras que hoje é o patrimônio da Igreja Matriz de Granja. Ainda hoje vivem descendentes seus com mesmo sobrenome “Ribeiro” inclusive eu Charles Ribeiro Guarinho.

DOMINGOS MACHADO FREIRE – Português, natural da província do Minho, Portugal. Juntamente com seu irmão Miguel, foi um dos principais donatários de sesmarias do Município de Granja, sendo os principais a do Iaguaraçui(atual Campanário) fica entre o rio Coreaú e o riacho da Tiaia. Não morou no povoado de Santa Cruz do Coreaú, logo então denominado Macavoqueira, estas são afirmações equivocadas de alguns pesquisadores, o mesmo fixou-se na povoação de Pará(Atual Parazinho) na qual foi fundador. Foi ele que instituiu a antiga capela de Nossa Senhora do Livramento, no ano de 1719, segundo o pesquisador que encontrou nos registros de assentamento eclesiástico.Não há elementos que comprovem ter sido ele um dos lendários náufragos, como fala a tradição da região, os que teriam construídos a capela para pagar uma promessa feita para se salvar de um naufrágio no mar, próximo de Jeriquaquara . Esse colonizador morreu a 15 de março de 1754, quanto a seu irmão não se sabe mais de nada, sabe-se que tinha um sobrinho de nome Jerônimo machado Freire, o mesmo foi quem herdou seu imenso patrimônio e foi o doador das terras que pertence hoje a Nossa Senhora do Livramento no Parazinho. Morreu solteiro, mais esse sobrinho e herdeiro deixou uma grande prole, cujos os descendentes ainda hoje vivem naquele distrito.

ALEXANDRE PEREIRA DE SOUSA – Português. Natural de Santo Amaro. Braga – Portugal. Casou-se com Antonia Ribeira, filha de Vicente Ribeiro, trabalhou como capataz da fazenda Tiaia. Pertencente a Missão da Ibiapaba. O mesmo foi também um dos primeiros colonizadores brancos do povoado de Macavoqueira, hoje cidade de Granja – faleceu em 1776, deixando uma grande descendência .

AGOSTINHO DE BRITO PASSOS – Português. Natural de Santa Eulália dos Passos.Porto – Portugal. Casou-se com Joana Pereira de Sousa; irmã de Alexandre Pereira de Sousa. O mesmo foi um dos brancos a morar no arraiá, tudo contribuindo deixando muitos descendentes que são: os Brito, os Passos e Saldanha no município de Granja.

JOAQUIM DE ABREU VALLADARES – Este é brasileiro, sua naturalidade é baiana, estado da Bahia. Casou-se com a Eugênia Rodrigues Magalhães, e fizeram seus mencionados companheiros vindos da Bahia, fixou residência no antigo povoado de Macavoqueira. Entretanto, ainda hoje vivem no município vários descendentes seus, porém com outro sobrenome. Segundo o historiador.

PEDRO DA ROCHA FRANCO – Português. Sua naturalidade é do lugar Duas igrejas – Tejo, Portugal. Casou com Vitória Rodrigues Câmara. Uma moça que foi criada pelo padre jesuíta Ascenço Gago, segundo o religioso, era sua sobrinha. Portanto, a tradição da região assevera que a mesma jovem era filha do padre, com uma índia Tabajara, porém não existem documentos que comprovem esta última versão. Entretanto o casamento de Pedro da Rocha este colonizador, realizou-se no ano de 1714, na Capela fundada pelo mesmo, onde hoje é o atual Ibuaçu que escrito na grafia Iboaçu. Descendem deles atuais Rocha de Granja, Uruoca e Camocim.

Este pequeno resumo dos primeiros colonizadores com todos esses dados, são de pesquisadores, apenas mudei a colocação dos sinônimos, etc.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu sou nato de Macavoqueiro, tambem sou pau Pereira!!! Sou autor de uma música que considero como o hino de minha cidade,Granja que se chama (macavoqueira)
Meu verdadeiro nome é:
José Maria Pereira Fontenele.
Em minhas artes, sou o verdadeiro nativo; Zé Macavo!!!

Maria Célia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Célia disse...

Charles Ribeiro Guarinho, meu nome de nascimento é Maria Célia Granja de Souza. Meu avô materno chamava-se Honorato Ribeiro Granja. Foi casado com Francina Etelvina Granja e moraram no estado de Pernambuco, onde faleceu em 1922, minha mãe tinha então 6 anos de idade. Seria possível pesquisar se há alguma ligação com os fundadores de Granja?