quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DISTRITOS

Nosso município encontra-se atualmente dividido em sete distritos, a saber: Granja(sede), Parazinho, Adrianópoles, Ibuguassu, Pessoa Anta, Sambaíba e Timonha.




TIMONHA



















SANTA TEREZINHA











SAMBAÍBA












IBUGUASSÚ









http://ubatuba-ce.blogspot.com




PARAZINHO













HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1700, um navio a vela, conduzindo mercadoria, partiu de Pernambuco rumo ao Ceará. Depois de longos dias formou-se terrível temporal. Era noite. No céu o relâmpago fendia o espaço e o trovão escoava de lado a lado. Um vento rígido soprava com fúria, rasgando as velas do barco e o mar ameaçava a frágil embarcação com os seus tripulantes.

Todos aterrorizados, emploravam a Nossa Senhora do Livramento, a quem por devoção, costumavam recorrer, fazendo voto que se escapassem com vida, no lugar em que encontrasse uma pessoa que lhe pudesse socorrer ergueriam um altar a virgem do Livramento.

O navio foi a pique nas proximidades de Jericoacoara, afundando-se com toda a carga e alguns tripulantes.

Três deles, os únicos que se salvaram, aportaram aquela costa que era então habitada por índios selvagens.

Percorrendo as praias dirigiram-se para o interior margearam um pequeno lago e seguindo um riacho subiram a uma colina e já sem esperança de vida, ouviram um tiro que por sinal era de um caçador, um humilde holandês, que residia numa pequena choupana.

Em cumprimento do voto ergueram uma cada de oração e um altar no lugar do encontro com o caçador, que mais tarde ampliada deu origem à primeira igreja de Nossa Senhora do Livramento, atual Educandário.

Alimentados e mais fortes, foram conduzidos pelo caçador até o povoado mais próximo, terras de propriedades do Coronel Gerônymo Machado Freire, abastado fazendeiro das terras próximas a ribeira do Coreaú, onde nas mesmas aconteceu o encontro dos sobreviventes com o caçador. Perto dali, um certo dia, vivendo sua grande paixão Gerônymo caçava com seus amigos e seus braços cães, por momento o mesmo se encontrou isolado e foi atacado por uma feroz onça que estava a lhe devorar. Ele que também tinha devoção a Nossa Senhora do Livramento, pediu socorro a mesma prometendo doar meia légua de terra. Sendo salvo pelos seus colegas que chegaram de imediato, Gerônymo deu então a terra, tendo como ponto central uma pedra existente no terraço da casa de Miguel Joaquim Salgado, um dos moradores que já residia perto do altar erguido.

Voltando os náufragos após alguns anos, com eles trouxeram a primeira imagem, por sinal media 50cm. Daí então iniciaram a construção que é a parte central do Educandário que após reformada pelo padre Vicente Martins, recebeu a forma de cruz símbolo real da cristandade. O povoado já tinha 200 casas, e os habitantes decidiram então chamá-lo de Parazinho, nome dado em origem ao lago chamado Pará, existente ao lado direito da capela.

Significado do Nome

CARACTERÍSTICAS

Riquezas naturais: Destaca-se a castanha de cajú, a cera de carnaúba e na agricultura o milho e a farinha.

  • Clima

Semi-árido característica do sertão.

Temperatura Média

  • COMO CHEGAR

Pela rodovia CE 085

  • Localização

Localização geográfica: O distrito de Parazinho localiza-se no extremo Leste do município de Granja.

  • Limites

Ao norte: com o município de Camocim.

Ao sul: com o município de Martinópole e Senador Sá.

Ao leste: com o município de Marco.

Ao oeste: com a sede do município de Granja.


  • TURISMO

Principais Pontos Turísticos

  • EVENTOS

Festa da padroeira de Nossa Senhora do Livramento, na Igreja Matriz. Inicio em 22/06


ADRIANÓPOLES










Distrito de Pessoa Anta

Origem do nome

O nome Pessoa Anta que define o distrito atual decorre de justa homenagem ao revolucionário João de Andrade Pessoa Anta, um dos mais ilustres filhos de Granja, que, por sua patriótica adesão ao movimento separatista denominado “República do Equador”, pagou com a própria vida, sendo fuzilado na Praça dos Mártires , hoje Passeio Público, em Fortaleza, no dia 30 de abril de 1825.

Primeiros Habitantes
.Como observa o historiador Haroldo Ximenes, em fins do século XVII, o atual território do município de Granja era habitado por diversas tribos indígenas, com línguas e costumes diferentes entre si, tais como os Tabajaras, os Acoançus, os Tremembés, os Anacés e os Arariús. Como esperável, ao buscar a confirmação da existência desses aborígines naqueles lugares, louva-se Ximenes em assentamentos deixados pelo Padre Ascenço Gago, o religioso que foi o real iniciador da colonização devidamente organizada na região aqui analisada.
Em primeiro lugar,Padre Ascenço Gago garantiu a autoridade pessoal dos três maiores caciques da região, D. Jacob de Sousa, D. Salvador Saraiva e D. Simão Taminhaba, cuidando para que não houvesse entre eles qualquer vinculo de subordinação. No ano de 1746, o cacique D. Simão de Vasconcelos retornou da Ibiapaba para a serra da Tabainha,que, a a partir dessa época, ficou conhecida de Serra de d. Simão o Padre Ascenço Gago, os Acoançus que ali habitavam eram de elevada estatura, e não eram antropófagos, mas ótimos guerreiros que manejavam com destreza o arco e a flecha.

Colonizadores , filhos ilustres e personalidades ligados ao Distrito de Pessoa Anta.
Superior da Missão de Ibiapaba o padre paulista Ascenço Gago e seu auxiliar o padre Manoel Pedroso Júnior, sobrinho de Pedro Pedroso antigo supervisor daquela obra
  • Origem da Vila Dr. Privat

Localização:

A vila Dr Privat está localizada a 9 km do município de Granja. Situada a margem da antiga estrada de ferro nas proximidades do Rio Coreaú, precisamente área da maré.

O seu verdadeiro nome é VOLTA pois Privat, é onde tem uma antiga estação via férrea por esse motivo foi substituído o nome VOLTA por Dr Privat em homenagem ao mesmo que era da Bahia, engenheiro construtor da estrada de ferro de Sobral a Camocim.

A terra do Privat foi doada pela família Ribeiro e Francisco Fortuna.

Sua população é de aproximadamente de 450 habitantes.

  • Economia

Sua principal fonte de renda é agricultura ( plantações de mandioca, cajueiros e a colheita da castanha, os carnaubais e a farinhada e tambeḿ a pesca de camarão.

  • Educação

A E. E. F. Joaquim Barbosa de Melo, entrou no projeto municipal, em 1985, sendo construída em 1986, com recursos municipais, sendo na administração do prefeito Eliezer Arruda e vice-prefeito Antônio Moreira Batista. Sua inauguração aconteceu no dia 31 de janeiro de 1987. Recebeu esse nome em homenagem a Joaquim Barbosa de melo por ser filho ilustre da vila Dr Privat. Exercia a função de agricultor, parteiro prático e farmacêutico, o mesmo residiu muitos anos e trabalhou na comunidade atendendo vinte e quatro horas por dia.

A escola entrou em funcionamento no dia 05 de fevereiro de 1987, com uma matrícula inicial de 120 alunos, quatro salas de aulas, hoje contamos com uma matrícula de 165 alunos, distribuídos nos turnos manhã no horário de 7:00 às 11:15, e a tarde no horário de 13:00 às 17:15 horas.

A mesma tem um espaço físico formado por cinco salas de aulas grandes e arejadas, uma diretoria, uma cantina, depósito para guardar merenda escolar, dois banheiros ( masculino e feminino).

  • Pontos Importantes

Os principais pontos importantes é a igreja, o açude, a cachoeira e o ARCO que significa aliança da paz entre Granja e Camocim, e o campo.

  • Cultura

A principal é a arte de fazer chapéus, vassouras, tucuns e a dança mais popular é a quadrilha no mês de junho.



Nenhum comentário: