JOSÉ VIEIRA NETO
Nascido em Granja, em 13 de dezembro 1889, foi ourives e músico, arte essa a qual se dedicou em toda sua existência, sua escassa condição financeira o impediu que prosseguisse os estudos, e desenvolvesse assim sua aptidão para as letras, pois era dotado de aprimorada inteligência e cultivava o hábito da boa leitura, razão pela qual portava conhecimentos vastos.
Passou a sua infância, mocidade e parte da vida adulta, em sua terra natal, onde dedicou-se a arte que ele tanto amava, preparando jovens cujo os valores se destacaram mais tarde.Estudou, e aperfeiçoou-se com seus próprios esforços, regeu com bom desempenho à Banda de Música do Mestre José Vieira, constituída de músicos de reconhecido valor;Ela animava as tardes da Granja, tocando os mais diversos gêneros musicais, realizada esse momento no coreto da praça da Matriz.Participava, das festas religiosas antes e depois das celebrações, executando dobrados famosos e marchas . Foi professor de Música, no Colégio Estadual São José. Preferia tocar saxofone e clarinete, regia bandas e orquestras, e era autor de várias composições musicais.
Casou-se no dia 03 de novembro de 1924, com Maria Luíza Barros que era cantora das festas religiosas.Viaja para Crateús, e depois para Fortaleza onde mora algum tempo, em 1964, volta para sua terra natal, e exerce sua profissão com sucesso.
Faleceu em 24 de dezembro de 1972.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário